A Terceira Declaração: Declaração do Primeiro, Segundo e Terceiro Criadores – 21 de agosto de 1998
“Deus, como o Primeiro Criador, criou Adão e Eva, e Adão e Eva, como os Segundos Criadores, criaram toda a humanidade. Logo, segue-se que nós somos os Terceiros Criadores.”
“Embora o sofrimento de Deus, por ter perdido o Seu filho e filha (Adão e Eva), seja grande, Ele também está aflito com o desgosto de não ter netos. Assim, três gerações deviam viver juntas sob um só teto, com um coração semelhante ao do Primeiro Criador (Deus)” (21/08/1998)
Diria Deus que aqueles que vivem para os outros serão arruinados ou que prosperarão? Ele os protegerá. Os membros da Igreja de Unificação devem sempre ter isto em mente: que a pessoa que vive para os outros, mais que qualquer outra, se torna automaticamente a existência central. Este é um princípio celestial.
No momento em que degustem o café da manhã, já precisam ter esquecido o nome do inimigo que tiveram na noite anterior. Quando estão almoçando, devem se esquecer do nome do inimigo da manhã desse dia e, em vez disso, determinar-se a viver para ele e salvá-lo, seguindo o caminho do coração de Deus. Se fizerem isso, o Céu proteger-vos-á, e, sempre que se sentirem prestes a desistir, insistirá que continuem ao longo desse caminho.
Não é apropriado pensarem nos seus inimigos, como se fossem seus inimigos. Eu esqueci do nome de todos os meus inimigos. Quando os filhos dos meus inimigos não tinham dinheiro para pagar a escola, enviei-lhes dinheiro. Quando não tinham nada para comer, comprei-lhes comida. Nem sequer sei quem eles são. Como tal coração continua batendo no meu peito, agora, nesta altura, sou capaz de endireitar o mundo e ser a figura central que pode salvar o universo, juntamente com Deus. De outro modo, um centro eterno não pode ser determinado. Esta realidade é uma conclusão lógica que podemos alcançar.
Nem sequer uma única pessoa na história, foi arruinada por ter vivido para os outros. Embora eu deteste dizer isto acerca de mim, há muitas pessoas que dizem que, nos 5000 anos da história coreana, o Rev. Moon é o maior santo que ainda está vivo! Encontrei muitas pessoas que tinham desejado encontrar-me pessoalmente e apoiar-me como um santo vivo. Quem os teria ensinado isso? Vocês não deviam esquecer-se desta verdade espantosa, que estas ações são os resultados causados por algo nobre no seu coração, e que os seus antepassados ou aqueles que têm os seus nomes no registro de família dos servos leais ao Reino de Deus, teriam vindo para eles, nos seus sonhos, ou meditações, e os despertaram para este fato.